Entenda quanto custa estudar nos EUA

O caminho para entrar e se estabelecer no mercado de trabalho envolve muitos fatores. Além do estudo de qualidade, contar com habilidades extracurriculares é essencial para obter um diferencial na busca por um emprego. Exemplo disso é o domínio de outras línguas e de conhecimentos gerais ou culturais.

Portanto, cada vez mais famílias optam pela educação nos Estados Unidos para incentivar o desenvolvimento dos jovens. Trata-se de uma excelente oportunidade para frequentar as melhores universidades do planeta, conhecer novas culturas e, de quebra, aprender a falar inglês de forma fluente.

Naturalmente, tal processo requer um investimento financeiro. Saiba quais são os principais gastos envolvidos e entenda quanto custa estudar nos EUA.

Realização de testes

Uma vez tomada a decisão de enviar seu filho para estudar nos EUA, uma das primeiras etapas é a realização dos testes requeridos pela instituição pretendida. Sendo assim, você pode considerar o custo de cursos especializados, que varia de local para local. Mas existem também os gastos que são fixos, como as taxas de inscrição.

Então, é preciso compreender exatamente quais exames são exigidos e se planejar para realizar a inscrição com antecedência. Afinal, alguns deles só ocorrem periodicamente e contam com um número limitado de participantes.

Um dos principais exames prestados por estudantes internacionais antes de ingressar nos EUA é o TOEFL — um teste de proficiência na língua inglesa. No Brasil, o valor de inscrição é, em média, de USD 215 com possíveis variações. Além dele, algumas instituições podem pedir a realização do SAT ou ACT, exames que abordam temas mais amplos, semelhante a um ENEM. Nesse caso, a taxa varia entre USD 95 a USD 170.

Documentação

Outro item que deve constar no seu planejamento financeiro é a documentação exigida tanto pela faculdade quanto pelo governo americano. A primeira pedirá cópias do certificado de conclusão do ensino médio, diploma e histórico escolar para fins acadêmicos, além do pagamento de uma taxa de aplicação. 

Tudo isso pode ser resolvido com a instituição de ensino frequentada pelo aluno, que também é responsável pela definição dos preços. Já entre os documentos requeridos pelo governo, incluem-se o passaporte e o visto de estudante, entre outros. Esses dois itens são essenciais para garantir a entrada do passageiro nos Estados Unidos.

Portanto, caso a pessoa ainda não conte com um passaporte, será necessário o investimento de R$257,25 para viabilizar um. Já o visto se divide em duas cobranças: primeiramente, é preciso pagar a taxa de solicitação, prevista em USD 160,00; depois, vem a taxa SEVIS, no valor de USD 200,00.

Tuition Fees

Essas são as taxas administrativas que precisam ser pagas para garantir o acesso do aluno à universidade. O conceito é parecido com o das mensalidades no Brasil, exceto por um ponto: as tuition fees são cobradas de forma anual. Contudo, muitas instituições se mostram flexíveis e aceitam a divisão do valor em parcelas mensais.

O montante necessário nesse sentido depende, mais uma vez, da universidade e do curso escolhido. Ainda assim, é possível fazer uma estimativa. De acordo com um estudo do Value Penguino valor médio para universidades públicas em 2018 foi de USD 25,620 anuais.

É importante ressaltar que essa quantia pode ser significativamente diminuída com a obtenção de bolsas de diversas naturezas. Em algumas faculdades, existem bolsas oferecidas para estudantes internacionais ou que apresentem uma boa nota geral no ensino médio. Além disso, é possível obter descontos pela boa performance acadêmica ou participação em algum grupo de estudo.

Material escolar

O material escolar inclui — além de itens pessoais como mochilas, cadernos e canetas — tudo o que será utilizado para o aprendizado e desenvolvimento do estudante. Naturalmente, isso varia de acordo com a instituição e o curso escolhido, o que faz com que o valor a ser investido dependa de muitos fatores.

Ainda assim, não se preocupe. Durante o processo de aplicação, a escola poderá informar com antecedência o tipo de material exigido. Em cursos de exatas, por exemplo, é comum o uso de papel milimetrado e calculadoras. De qualquer forma, o principal gasto certamente será com os livros acadêmicos.

Tais obras são imprescindíveis para a formação do aluno e, por isso, é crucial que sejam adquiridas. Muitas pessoas gostam de manter esses materiais mesmo quando acabam os estudos, graças ao enorme nível de conhecimento que proporcionam. Outras, porém, preferem economizar. Nesse caso, temos uma dica valiosa.

Nos EUA, existe a opção de aluguel de livros acadêmicos. Por um valor muito menor, o aluno tem acesso à obra durante todo o período letivo, mas precisa devolvê-la sem danos assim que o semestre acaba. É possível encontrar o serviço na bookstore de algumas instituições ou até mesmo na internet, em empresas como a Amazon.

Custo de vida

Reservar uma quantia para garantir a qualidade de vida do estudante no exterior é fundamental. Embora muitas instituições ofereçam refeições no campus, algumas pessoas preferem cozinhar a própria comida ou se alimentar em outros restaurantes. Portanto, é importante considerar o dinheiro que será gasto com essa finalidade.

Sabemos, porém, que a alimentação não é o único custo de vida. É preciso se atentar aos preços de transporte, moradia e até conforto. Para estudantes morando fora do campus, é essencial contar com serviços como internet, televisão e telefone (além da conta de celular, é claro).

Por fim, vale reservar um montante para ser gasto com entretenimento. Afinal, estudar nos EUA é uma excelente oportunidade para conhecer parques, museus, cinemas, shoppings e demais atrativos.

Passagens aéreas

Com a documentação resolvida, resta um investimento para garantir o início da jornada: a compra das passagens. Trata-se de um gasto que varia de acordo com a cidade de partida e chegada e por isso é necessário uma pesquisa específica sobre seu destino.

É importante pesquisar pelas passagens aéreas em mais de uma empresa, a fim de encontrar o melhor custo-benefício. Geralmente, quanto mais cedo os bilhetes são adquiridos, menor é o valor do investimento.

Agora que você já sabe os tipos de custos envolvidos para estudar nos EUA, tem um maior embasamento para planejar esse grande investimento no futuro do seu(a) filho(a). Para tanto, é importante contar com um apoio especializado. A Daqui pra Fora é uma consultoria educacional que prepara e acompanha o estudante ao longo de todo o processo, desde a realização dos testes até o fim da trajetória universitária.

E aí, nosso conteúdo ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre os custos relacionados à educação nos EUA? Que tal conhecer mais sobre os programas oferecidos pela Daqui pra Fora? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você!

4171 respostas
  1. content hosting
    content hosting says:

    I was curious if you ever considered changing the layout of your
    site? Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content
    so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or two images.
    Maybe you could space it out better?

    Responder
  2. cheap flights
    cheap flights says:

    Hey! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers
    and starting a new initiative in a community in the same niche.

    Your blog provided us useful information to work on. You have done a wonderful job!

    Responder
  3. cheap flights
    cheap flights says:

    When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is
    added I get three e-mails with the same comment. Is there any way you
    can remove me from that service? Thanks!

    Responder
  4. cheap flights
    cheap flights says:

    Hi, I do think this is an excellent website. I stumbledupon it 😉 I will return yet again since i have book marked it.

    Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to guide
    others.

    Responder
  5. black mass
    black mass says:

    May I simply say what a relief to uncover someone that genuinely knows what they’re discussing online.
    You actually know how to bring a problem to light and make it important.

    A lot more people should read this and understand this side of the story.
    I was surprised you are not more popular since you surely have
    the gift.

    Responder
  6. black mass
    black mass says:

    Hey! Someone in my Facebook group shared this website with us so
    I came to give it a look. I’m definitely enjoying the information. I’m
    bookmarking and will be tweeting this to my
    followers! Superb blog and amazing design.

    Responder
  7. alena.tixonoffami0539
    alena.tixonoffami0539 says:

    Incredible update of captcha solution package “XRumer 19.0 + XEvil”:

    Captchas recognition of Google (ReCaptcha-2 and ReCaptcha-3), Facebook, BitFinex, Bing, Hotmail, SolveMedia, Yandex,
    and more than 12000 another subtypes of captchas,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can use XEvil 5.0 with any most popular SEO/SMM software: iMacros, XRumer, SERP Parser, GSA SER, RankerX, ZennoPoster, Scrapebox, Senuke, FaucetCollector and more than 100 of other software.

    Interested? There are a lot of impessive videos about XEvil in YouTube.

    FREE DEMO AVAILABLE!

    Good luck!

    Responder
  8. biden we just did
    biden we just did says:

    Nice post. I was checking continuously this blog and I am impressed!
    Extremely useful information particularly the last
    part 🙂 I care for such info much. I was seeking this particular information for a very long time.

    Thank you and good luck.

    Responder
  9. martin373.estinessweb.com
    martin373.estinessweb.com says:

    I am really loving the theme/design of your website.
    Do you ever run into any internet browser compatibility issues?
    A couple of my blog visitors have complained about my blog not operating correctly in Explorer but looks great in Chrome.
    Do you have any ideas to help fix this issue?

    Responder
  10. scott1038.elegantowigs.com
    scott1038.elegantowigs.com says:

    I am really loving the theme/design of your blog.
    Do you ever run into any web browser compatibility issues?
    A small number of my blog audience have complained about my website not working correctly in Explorer but looks great in Opera.
    Do you have any advice to help fix this issue?

    Responder
  11. young797.masjid-alummah.com
    young797.masjid-alummah.com says:

    I do not know whether it’s just me or if everybody else experiencing
    issues with your website. It appears as though some of the text on your
    posts are running off the screen. Can someone else please provide feedback
    and let me know if this is happening to them too? This could be a
    issue with my web browser because I’ve had
    this happen before. Thanks

    Responder
  12. jones956.ezsellmart.com
    jones956.ezsellmart.com says:

    Hi there I am so excited I found your site, I really found you
    by accident, while I was looking on Aol for something else, Anyways I am
    here now and would just like to say cheers for a incredible post and a all round
    exciting blog (I also love the theme/design),
    I don’t have time to look over it all at the minute
    but I have bookmarked it and also added in your RSS feeds,
    so when I have time I will be back to read more,
    Please do keep up the superb work.

    Responder
  13. 솔레어카지노
    솔레어카지노 says:

    Hello just wanted to give you a quick heads up. The text in your content
    seem to be running off the screen in Firefox. I’m not sure if this
    is a formatting issue or something to do with web browser compatibility but I thought I’d post to let you
    know. The layout look great though! Hope you get the problem fixed soon. Many thanks

    Responder
  14. 더킹카지노
    더킹카지노 says:

    Do you mind if I quote a couple of your articles as long as I provide credit and sources
    back to your webpage? My blog is in the very same niche
    as yours and my users would definitely benefit from some of the information you present here.
    Please let me know if this alright with you.
    Regards!

    Responder
  15. morris946.cameraoo.com
    morris946.cameraoo.com says:

    I’ve been exploring for a little bit for any high-quality articles or weblog posts in this
    sort of house . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site.
    Reading this info So i’m glad to exhibit that I’ve a very good uncanny
    feeling I found out exactly what I needed.
    I such a lot unquestionably will make certain to don?t put
    out of your mind this web site and give it a look on a relentless basis.

    Responder
  16. cook550.mfurni.com
    cook550.mfurni.com says:

    Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied
    on the video to make your point. You obviously know what youre talking about, why throw
    away your intelligence on just posting videos to your blog when you could be giving us something enlightening to read?

    Responder